Presidente Lula lança pacote de R$ 702 milhões para combater enchentes e urbanizar favelas no Rio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta segunda-feira (22), um pacote de investimentos de R$ 702,9 milhões para obras de infraestrutura e urbanização em áreas da capital fluminense. Os recursos fazem parte do Novo PAC Periferia Viva e serão destinados ao Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste, além da Rocinha, Complexo do Alemão e Complexo da Maré. A iniciativa busca reduzir os impactos das enchentes e ampliar o acesso a serviços básicos e equipamentos urbanos nas comunidades.
O anúncio foi feito durante cerimônia em Guaratiba, onde teve início a segunda etapa das obras do Jardim Maravilha, uma das regiões mais afetadas por alagamentos no município. O bairro receberá R$ 340 milhões para intervenções de macrodrenagem e urbanização. Entre as ações previstas estão a construção de diques para contenção de cheias, reservatórios para retenção da água das chuvas, ampliação da rede de drenagem, pavimentação e melhorias de mobilidade e acessibilidade.
Segundo o governo federal, cerca de 30 mil moradores devem ser beneficiados pelas obras em Guaratiba, que têm como objetivo reduzir os recorrentes transtornos causados pelas enchentes na região.
Também foram assinados contratos para obras de urbanização em grandes complexos de favelas da cidade. Na Rocinha, os investimentos somam R$ 350 milhões e serão destinados a intervenções de infraestrutura urbana e recuperação ambiental. O Complexo do Alemão receberá R$ 210,5 milhões para ações de saneamento e melhorias urbanísticas, por meio de recursos do FGTS e do Programa Pró-Moradia.
Já no Complexo da Maré, foi autorizada a primeira etapa de um projeto que prevê investimentos totais de R$ 170 milhões. Inicialmente, serão liberados R$ 8,5 milhões para obras de infraestrutura, com expectativa de beneficiar mais de 11 mil famílias. O projeto inclui a implantação de um parque linear e ações voltadas à recuperação de espaços públicos.
De acordo com o Ministério das Cidades, as intervenções integram o eixo Periferia Viva do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos em urbanização, habitação, saneamento e mobilidade em territórios vulneráveis em diferentes regiões do país.
A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, da ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, do ministro das Cidades, Vladimir Lima, do prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, do governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, além de representantes das comunidades contempladas.
As obras têm como objetivo ampliar a infraestrutura urbana, reduzir os impactos das chuvas e melhorar as condições de moradia em áreas historicamente afetadas pela falta de saneamento e pelos alagamentos.
O post Presidente Lula lança pacote de R$ 702 milhões para combater enchentes e urbanizar favelas no Rio apareceu primeiro em ANF - Agência de Notícias das Favelas.



COMENTÁRIOS